A noite desta última sexta-feira, dia 25 – vai entrar para história do xadrez na fronteira com sendo mágica e de muitas alternativas. Além de um magnífico e disputado torneio aproveitando o frescor da noite à beira da piscina na sede campestre do clube Sarandi Universitário de Rivera, onde as disputas foram até as primeiras horas da madrugada do dia seguinte – se engana aquele que pensar não terem estes atletas do intelecto sido tratados como heróis e dignidade como mereciam.
Na verdade estavam reunidos o que há de melhor disponível no momento da seleta e privilegiada elite deste esporte na fronteira – inclusive com os atuais campeões Diego Pelaez (Departamental de Rivera) e Tiago Braz (do circuito verão/piscina do Sarandi Universitário). Por isso todas as atenções estavam voltadas para um possível novo confronto entre eles que registra um empate: cada um venceu uma partida. E a noite prometia. Apesar de tudo eles são bons amigos, mas a partida de desempate era o que todo o público presente aguardava. Não esqueçamos que Diego se transformou num ídolo dos jovens e crianças e conquistou o respeito dos pais. Já Tiago é um garoto de 22 anos, por demais quietos e encabulados que prefere não entrar em polêmicas sempre afirmando:- “O seu Diego não é campeão departamental por acaso, tenho que respeitá-lo”.
O torneio iniciou com o tradicional – “se cumprimentem e joguem!” Do árbitro e o que se ouviu a seguir foi o silêncio dos pensamentos e o acionar dos relógios. Como a noite estava quente podia-se ouvir até os mosquitos. Porém a grande surpresa aconteceu já no decorrer da segunda rodada. Sem que ninguém soubesse o cantineiro do clube, seguindo as orientações do gerente Eduardo Melo – serviu a todos os jogadores muitas porções de pizzas com refrigerante à vontade. De início ninguém entendeu, mas tudo fazia parte da estratégia de atendimento do Sarandi Universitário como veio mais tarde a revelar o senhor Melo.
De repente na quinta rodada onde tudo indicava que Gilberto de Los Santos seria o grande campeão – ele teve a sua atenção despertada pelo agradável aroma de chouriço que atraiu até a cachorrada da zona (Povo Novo, um bairro de gente humilde) proporcionando no ambiente de jogo uma cena inusitada. Foi cômico ver o assador sair correndo atrás da cachorrada de vassoura em punho. Sem querer até bateu na mesa um e derrubou todas as peças. Era aqui que Gilberto jogava e contra Tiago. Diz ele que se desconcentrou e acabou perdendo a partida e, como se verá a seguir – o título. Não deu nem tempo para ficar irado – porque em seguida começaram a servir chouripan com batatas fritas. Um luxo, logo esbravejaram os jogadores. Para quem não sabe, é bom esclarecer que “chouripan” não é tão somente chouriço no pão, o que aqui no Brasil corresponde ao bom e velho pão com lingüiça.
Após esta rodada – os jogadores começaram a caminhar sem rumo pelo clube deixando os espectadores - que naquela altura da madrugada, por volta das 2h não eram muitos, pouco mais de 60, sem entender o que se passava. O torneio havia encerrado ou não, se perguntavam. Nada disso. Seis enxadristas haviam empatado em número de pontos e o critério seria um novo torneio para decidir a classificação.
Empatados em primeiro com quatro pontos ficaram Roberto Castillo, Gilberto de Los Santos e Tiago Braz. Teriam que disputar do1º ao 3º classificado. Porém a pegada feia e dura ficou para Diego Pelaez, Oscar Rodrigues e Federico Leon que teriam que lutar por apenas uma medalha – a de 4º colocado. Foram mais duas horas de torneio. Na mesa principal mais uma vez brilhou a estrela do jovem Tiago que venceu espetacularmente os dois adversários e na outra o bom e velho Oscar repetiu a mesma receita. Quem não saiu muito satisfeito no final de tudo – foi o público que não pode presenciar o tão esperado confronto de desempate entre Diego x Tiago – isso porque não aconteceu. Quem sabe fica para outra oportunidade. Em breve haverá outro torneio nos mesmos moldes. Só que neste dia estarão retornando Dirley Belo, Valmir Souza, Nilo Cruxen e outros tantos. A tarefa de manter a hegemonia e o título ficará praticamente impossível para Tiago. É esperar para ver o que aprontarão estes gênios.
Classificação final
Posição Nome Origem Clube Pontos
1º Tiago Braz Livramento Bobby Fischer 6,0
2º Gilberto de Los Santos Rivera Sarandi Universitário 5,0
3º Roberto Castillo Montevidéu Bobby Fischer 4,5
4º Oscar Rodriguez Montevidéu Bobby Fischer 4,0
5º Diego Pelaez Rivera Sarandi Universitário 3,5
6º Federico León Rivera Chico Sarandi Universitário 3,0
7º Airton Costa Livramento Bobby Fischer
2,0
Júlio Lito Rivera Sarandi Universitário
Flaco Eduardo Rivera Sarandi Universitário
10º Pablo Rivera Sarandi Universitário 1,0
11º Alcides da Paz Livramento Bobby Fischer 0,0
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário