sábado, 26 de janeiro de 2008

Como ser campeão em apenas sete segundos foi a lição no torneio de xadrez Nelcy Bidart


Faltavam menos de um minuto e meio para que o tempo do adversário caísse e por conseqüência culminasse com uma inédita, estrondosa e relevante vitória que lhe conferiria o título do torneio de xadrez Nelcy Bidart que foi disputado na tarde deste último domingo, dia 15 e reuniu a seleta e privilegiada elite do esporte na fronteira na Sala de Cultura Ivo Caggiani - numa promoção do Bobby Fischer Xadrez Clube com patrocínio do Sesi e apoio do Departamento Municipal de Desporto. Diego Pelaez já contava com esta vitória. Pensou com seus botões que nem Kasparov seria capaz de lhe vencer - pois tinha tudo ao seu favor. Um bispo no centro do tabuleiro bloqueando praticamente todos os eventuais ataques. Ele era todo ataque. Chegou a sentir o gostinho e o frêmito do título. Até mesmo porque na rodada anterior ele suplantara um dos grandes favoritos e que de fato jamais sucedera algo parecido. É verdade que Tiago Braz estava um tanto destreinado - mas aquele que chegou a ser considerado no ano passado o menino prodígio do xadrez santanense mesmo sem ritmo ainda era o "Róbin".
Veio a última rodada e um simples empate seria o suficiente. E ele há esta altura dos acontecimentos, já com a mão na taça - estava com tudo ao seu favor. Já não lhe interessara empatar, uma vez que ser campeão com uma estrondosa e arrasadora vitória e ainda por cima contra o temível e por vezes imbatível Sixto Corbo era quase um sonho, um verdadeiro presente de páscoa atrasado. 55 segundos era o tempo que restava para Corbo. Diego tinha quase cinco minutos de vantagem - só que ele desconsiderou uma regra básica e fundamental no xadrez: quanto maior a vantagem maior a concentração. Não é que Pelaez num completo ato de distração deixou que Sixto o atacasse num movimento agudo e frontal de torre que lhe "cravou" a dama no fundo. Não houve saída. Inacreditável. Só no xadrez acontece estas magias e soluções de gênio. Sixto Corbo provou porque é um dos maiores jogadores deste esporte no Uruguai e aplicou um tático impressionante restando pouco mais de sete segundos para cair o tempo de seu relógio. Com a derrota Diego não ficou nem em segundo - teve que se contentar com o terceiro lugar num grande evento que teve mais de 60 participantes mesclando crianças, jovens, adultos, militares e seniores dos naipes feminino e masculino.
Além de Corbo que sagrou-se campeão na categoria graduados seguido por Pablo Lara, Diego Pelaez e Félix Maidana em terceiro - também receberam suas medalhas personalizadas os seguintes enxadristas. Na categoria especial: 1ºJosé Messiânico, 2º Carlos Manez, 3ºJosué Braz e 4º Fênix Astar(aquele personagem misterioso que invadiu um torneio comemorativo e que consta neste blog). No feminino - 1º Daniela Pires, 2º Júlia de Freitas da Cruz, 3º Suzana Levy Tentardi, 4º Helena Levy Tentardi. Os júnior premiados foram: Martin Morena, Odirlei Lunkes, Matheus Gutierrez e Leonardo Araújo. No quesito mérito militar o campeão foi o cabo Machado (2ªBiaAAAe) seguido pelos oficiais do 7ºRCMec, sargento Barreto, tenente Assad e sargento Melo Ramos. Além deles receberam medalhas de menção honrosa Mariane Diehl Gonçalves e Marcos López.
Na cerimônia de encerramento o Bobby Fischer Xadrez Clube homenageou as seguintes entidades com a comenda de colaboradores eméritos com diplomas Top of Mind: Deportivo Social Sarandi Universitário de Rivera na pessoa de seu gerente Sr. Eduardo Flaco Melo, Diário Jornada (de Rivera), Sr. Fdreddy Silva (Diretor do suplemento El Deportivo do jornal El Norte de Rivera), Jornal A Platéia (Sant’Ana do Livramento), Sílvio Renato Paz (diretor do jornal Enfoque Esportivo de Sant’Ana do Livramento). No quesito AMIGO DO XADREZ receberam comendas: Programa Cultura Esportes (da Rádio Cultura AM de Sant’Ana do Livramento), Sr.Sidnei Azevedo (editor de Esportes do Jornal A Platéia de Sant’Ana do Livramento) e Sr. Édson Gonçalves (Chefe do Departamento Municipal de Desporto de Sant’Ana do Livramento). Feito isso houve a diplomação e posse da nova diretoria Para o biênio 2007/2008 assim composta. Diretor-presidente: jornalista Pedro Nicola, Diretor vice-presidente: Paulo Maurício Paines Peres, Secretário Executivo: professor Nelcy Remedy Bidart, Diretor Financeiro: Haroldo Teixeira Cruz, Diretor Jurídico: João Batista de Barros Luizelli, Diretor Contábil: Sérgio Moraes, Diretor Técnico: Nilo Cruxen, Diretor do Departamento Infanto-juvenil em Rivera: Francisco Muñoz, Diretor de Marketing: Leonardo Martins, Presidente do Conselho Deliberativo: José Menezes, Superintendente geral e Presidente do Conselho Consultivo: Alcides Paz. Por fim, amparado no ARTIGO 28º do TÍTULO VII do ESTATUTO SOCIAL DO BOBBY FISCHER XADREZ CLUBE que em sua letra “h” permite ao presidente nomear novos integrantes diretivos, a partir desta data e pelos próximos dois anos a contar com este, fica criado o cargo de Gerente Executivo: que será ocupado pelo senhor Alexandre Cunha que terá atribuições executivas e administrativas podendo deliberar decisões referentes a futuros e eventuais contratos e convênios promocionais objetivando a captação de recursos para promoção de eventos enxadrísticos desde que não contradiga o ESTATUTO SOCIAL DO BOBBY FISCHER XADREZ CLUBE. Como ato inaugural de sua gestão o senhor Alexandre Cunha assinou o diploma DE CONDECORAÇÃO DE MÉRITO do homenageado especial - decano Nelcy Remedy Bidart.

Nenhum comentário: