quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Destaca-se um verdadeiro fenômeno no circuito Bobby Fischer de blitz


Nunca se viu uma maratona de xadrez como a ocorrida na noite desta última quinta-feira, dia 29 na sala vip do Bobby Fischer Xadrez Clube. Nem o frio que beirava os dois graus centígrados foi o suficiente para afugentar o real futuro do esporte-ciência em Santana do Livramento. Desde criança de oito anos, até veterano - passando pela categoria feminino e adulto geral, todos disputaram a primeira etapa do circuito de blitz no ritmo de cinco minutos com a captura de rei liberada. Ao todo foram 22 rodadas onde se destacou o atual fenômeno do xadrez santanense que obteve a incrível marca de 19,5 pontos ganhos - perfazendo 88,66 por cento de aproveitamento.
Alcides Paz (foto ao lado) mal podia acreditar no que estava acontecendo. Seus pensamentos de até umas horas atrás ainda estavam vivos em sua mente e ele chegou a se beliscar para comprovar se não estava sonhando. Disfarçadamente levou a mão por entre as volumosas pernas e lentamente foi pressionando a carne entre o dedo polegar e indicador. Doeu e concluiu que realmente não sonhara – aquele ser sentado à mesa 1 era ele mesmo que ali estava há umas boas rodadas. Perguntou-se. E os seus fantasmas – esquecimentos e muitos “balões” lhe eram peculiares, principalmente em partidas de xadrez relâmpago. Ele sempre foi consciente que aprendera xadrez há pouco tempo e sempre teve o relógio como um adversário a mais. “Meu Deus pensou!” – não consigo acreditar que até no tempo eu venci partidas... “Estou no céu!”. Só que tudo aconteceu, de fato, como se fosse o roteiro de um filme da trilogia Rambo ou Rocky o lutador, apenas com um detalhe, Alcides obteve seu estrelato naturalmente – sem muitas baixas
Como saldo desta epopéia, Alcides passou a liderar o ranking santanense por pontos e rating na categoria light. Ele é um exemplo de superação que teve um início conturbado e muito difícil em sua vida enxadrística, pois, acredite – somente veio a dar o seu primeiro “xeque” após quase seis meses tentando. E, para sua felicidade, o que conseguiu foi um xeque-mate ocorrido no torneio comemorativo ao Dia do Trabalho no ano de 2006. Porém, Alcides no decorrer das 22 partidas começou a se destacar e ser objeto de veneração pelos mais jovens e demais jogadores do torneio que já nem lembravam mais que haviam sido derrotados por ele. Para chegar à categoria de graduado e, mais adiante de mestre - isso sim falta muito, mas se ele persistir e estudar certamente poderá atingir este status tão almejado e que nossa cidade se orgulha de ter múltiplos jogadores deste nível e ser uma das principais forças do xadrez no Rio Grande do Sul.
Alcides com certeza chegará um dia neste nível - mas por enquanto ele deverá se formar na faculdade dos enxadristas que militam nas categorias de acesso do Bobby Fischer e os prognósticos são animadores. Olha que neste torneio de quinta-feira não tinha só os chamados "galinhas-mortas" – compareceram os integrantes da seleção da escola Nossa Senhora do Livramento, Cristian Sampaio, Marco Luncks, Lucas Willes e Shayane Protti. Como se não bastasse estavam presentes jogadores notadamente experientes e historicamente mais fortes que Alcides - como José Messiânico, Andress Sheguhem, Carlos Manes, Leonardo Martins. Mas como se não bastasse o sargento Sandro Alvienes do 7ºR.C.Mec chegou no último instante e com todo gás.
Apesar de tudo - Alcides Paz não se intimidou e foi pondo em prática a teoria que teve acesso nestas últimas semanas. Deu certo e foi empilhando vitórias uma em cima das outras. Teve duas derrotas, é bem verdade - mas, como acontece só com os iluminados, ele perdeu quando pôde perder, pois já tinha uma sobra de gordurinha para queimar. O circuito Bobby Fischer está programado para três etapas - sempre nas quintas-feiras a partir das 19 horas na Hugolino Andrade, 371 premiando com medalhas do SESI até o terceiro lugar e nó próximo dia cinco os enxadristas da categoria light poderão disputar a segunda etapa - mesmo que não tenham jogado a primeira.





















Nenhum comentário: