sábado, 1 de março de 2008

Desfile de um campeão que तेवे....



































































Não só a noite deste último dia do mês de fevereiro foi especial - uma porque se repetirá daqui a quatro anos e outra pela chuva com frio। Na beira da piscina. O cenário será típico para um fracasso. Mas como já se vêem afirmando que o jogador de xadrez é um ser totalmente diferenciado de tudo o que se conhece. Há quem os chame de loucos, outros de até ETS. Independente do que se diga - a verdade é que com todas as adversidades homens valentes enfrentaram a chuva, o frio de 17 graus centígrados com uma sensação térmica que oscilavas nos dez quiçá até menos graus e foram prestigiar o tal torneio Clausura de Verão promovido pelo gerente Flaco Eduardo Mello do Sarandi Universitário na piscina do clube que administra há décadas.

No entanto todas as atenções não estavam apenas no menino prodígio santanense, mas do grande problema que Flaco tinha naquele momento. Com um isopor contendo, o que de longe se previu uns 25 quilos e meio do melhor chouriço de exportação que somente ele sabe onde comprar. Onde assa-lo. As churrasqueiras estavam todas inundadas. Foi chuva para "o personagem bíblico Noé sentir inveja". Marcado para iniciar exatamente as 21 horas deles (horário uruguaio de verão), os minutos foram passando e os dublês de gaúcho assador não encontravam solução - mas para piorar este quadro, as bolsas de carvão que eram de papelão haviam esquecido do lado de fora da Kombi do Sarandi. Agora sim. Tudo resolvido. Churrasco só se fosse numa parrijada lá no centro.

Foi aí que surgiu uma solução e não poderia ter vindo de uma das mentes uruguaias mais brilhantes. Não é prá menos que ele é o principal arquiteto riverense do momento, campeão departamental de xadrez e ainda sustentara o título de fenômeno. Disse Pelaez - "Flaco, tengo el telefono de una pizzaria de primeira, que te parece se llamo y encomiendo unas pizzas e está resolvido!" Todos concordaram e deram início ao grande embate, mas de olhos vidrados na mesa um onde estava Tiago Braz, este de cara pegou Alexandre Cunha que não lhe esboçou muitas resistências. Porém esta história começa a ter um desfecho diferente apartir da segunda rodada. Veja quem veio para mesa principal. O ninguém menos eterno fenômeno riverense e atual campeão departamental. Foi uma partida duríssima e prevaleceu a hierarquia. Diego Pelaez, com mais tempo de xadrez, mais títulos e tendo todas as energias canalizadas para si - não esqueçamos que estava jogando em solo oriental e este muitos dizem que é mágico e emana energias misteriosas ao seu povo.

Daí para frente Pelaez desfilou como uma moça em passarela de grande "desfile fashion" não tendo ninguém à sua frente। Flaco, Félix e outros tantos graduados tentaram, forçaram, mas Diego estava com seus neurônios calibradinhos। Os problemas começaram a aparecer a partir da quinta rodada - a que seria a última. A turma tinha a expectativa do jantar - aquele bom e velho pão com lingüiça, na farinha ou pura mesmo. A fome começou a enfraquecer o pessoal. Mas foi aí que uma luz de uma moto adentrou sarandi adentro trazendo a bendita pizza encomendadas pelos anfitriões. Nossa. Eram de pesto com atum, calabresa, frango catupiri, portuguesa, mussarela e uma especial só para Diego - de figos turcos com champignon Catupiri e muito orégano. Nossa uma festa. A turma antes de jogar a ultima ronda se acatou a comer como desesperada. Diego pôde saborear este petisco sozinho porque ninguém entendeu que "gororoba" era aquela e sem se atreveu a pedir uma prova. Tanto vai. tanto vem que o celular que estava em sua barriga começou a vibrar e .... foi atender longe e em local reservado....
no celular éra Wanderley Cardoso
Mas toda sua gula tem seu preço e este foi cobrado de Diego। Sabe quem apareceu de última hora - um personagem que teve em mente manter uma conversa reservada e em particular com Pelaez। O que estavam conversando - isso ninguém se atreveria perguntar, mas como a rodada, esta sim a última, já em andamento e os relógios seguiam seus cursos enquanto Diego "conversava com tal de Wanderley Cardoso"। Ficou com WV quase quinze minutos o tempo mais do que suficiente para perder a concentração। Esta partida ele perdeu para Alexandre Cunha, mas como tinha "gordurinhas” de sobra como um urso polar quando vai hibernar" Diego sagrou-se o grande campeão da noite e o pessoal teve suas expectativas de linguiçada transformada em pizzas। Nada mal para uma noite de ano bissexto, debaixo de um temporal, frio, telefones celulares tocando - das esposas reclamando a demora dos parceiros। Flaco ao encerrar deixou agendado um torneio para usar aqueles vinte e tantos quilos de lingüiça que não foram assadas - será dia 28 ou no Sarandi ou no Bobby Fischer।
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Categoria de Graduados
1)Diego Pelaez
Sarandi Universitário
4 pontos
2) Flaco Eduardo Melo
Sarandi Universitário
4 pontos
3) Tiago Braz
Bobby Fischer
3 pontos
4) Félix Maidana
Bobby Fischer
3 pontos
Categoria intermediária
1)José Messiânico
Bobby Fischer
3 pontos
2)Alexandre Cunha
Bobby Fischer
3 pontos
3) Federico Midana
Sarandi Universitário
1 ponto
4)Alcides Paz
Bobby Fischer
0 ponto
Categoria Mérito Militar
1)sargento Ivan Ferreira
Bobby Fischer
2 pontos
2)cabo Adriano Machado
Bobby Fischer
2 pt

Nenhum comentário: